Páginas

Páginas

05/10/2016

RESENHA: A Fórmula da Vida: A Escolha de Catarina



O que é a vida? Qual a melhor forma de se viver? Pode alguém que perdeu tudo que era importante em sua vida ainda ser feliz? Ainda há esperança mesmo para quem viveu dor, violência, solidão? Para quem se deixou levar pelo caminho

do mal? Na jornada em busca da fórmula da vida, o leitor vai experimentar muita ação, tramas, drama, conflitos
existenciais e romance. Vítima de um crime, Catarina Evangelista Durval atravessa a adolescência e chega à vida adulta com vários dilemas e vai precisar lutar pela sua vida e resolver todos os seus problemas antes de poder buscar novamente o amor e a felicidade. A fórmula da vida é um livro para todos os gostos. Tem um pouquinho de tudo em uma história cheia de reviravoltas e com personagens marcantes e apaixonantes, dentro de uma narrativa dinâmica e moderna.



 Ler esse livro foi muito além do que eu esperava. Adriana consegue me surpreender em cada uma de suas obras. Tive a oportunidade de ler seus contos (conheça-os aqui), e me apaixonei pela forma que ela escreve. Para quem não sabe, moro no Rio de Janeiro e já tive a oportunidade de conhecer muitas cidades que são citadas durante a narrativa, o que aumentou ainda mais minha empolgação na hora de ler e imaginar tudo o que foi descrito. 
Catarina é uma lutadora, tanto quanto no sentido da vida, quanto no sentido literal da palavra. Depois de ter sido vítima de um crime brutal, de ver a morte da pessoa que mais amava, prometeu para si mesma que nunca mais deixaria que isso ocorresse novamente. 
Aprendeu a lutar e apesar de muitos duvidarem dela por ser pequena e magrela, mostrou-se ser imbatível em suas lutas. 
Há seres humanos que acham que suas vidas valem mais que as dos outros seres humanos. Sim, ainda hoje há: segregação social, preconceito, fanatismo religioso, conceito de superioridade racial... E a felicidade?
Depois que sua vida desmoronou, passou a morar com seu padrinho, mas seu padrinho pouco se importa com ela. O único sacrifício que ele faz é pagar por todas as coisas que a menina pede com o dinheiro de sua herança deixada por seu pai. 
A menina continua sua vida, com muitas reviravoltas e sua constante busca por paz e bem estar, envolvendo-se sempre em confusão. Em alguns momentos, suas intenções são boas e querem ajudar a sociedade, em outros momentos, ela só busca alguém em quem possa descontar toda a sua raiva. 
Era a educação. Ela torna as pessoas diferentes por dentro. Uma vez que você conheça algo, não há como voltar atrás. Um homem pode perder tudo, tornar-se pobre, mas o que ele aprendeu, ele vai carregar pra sempre.
Decidida a mudar de vida, termina sua faculdade e nos últimos dias, sua vida transforma-se completamente. Na tentativa de ajudar a um colega, acaba envolvendo-se mais um vez em algo bem maior que ela poderia resolver e por isso, ela foge para uma fazenda, assumindo a identidade de seu colega. 
Ao chegar na fazenda, causa intriga: "uma mulher?". Todos ali esperavam por um homem, e por isso ela causou um espanto enorme nessas pessoas que estavam acostumadas com mulheres fazendo apenas trabalhos domésticos. 
As pessoas mostram quem são pelas ações e não dizendo em que acreditam.
O filho do fazendeiro logo se interessou pela moça, e sem saber que ela era uma lutadora profissional, acabou metendo-se em uma grande enrascada! Na tentativa de roubar-lhe um beijo, a menina entrou em um estado de desespero e deu uma surra no rapaz. Envergonhada, decidiu que iria embora da fazenda, mas com a insistência por uma revanche, aceitou a proposta de continuar por mais um tempo na fazenda e lutar com o filho do fazendeiro. 
Seu cérebro comanda suas ações e os hormônios quem desvirtuá-las
O final é surpreendente e de tirar o fôlego. Na verdade, toda história é. Por mim, esse livro viraria um filme. Consegui imaginar cada palavra nitidamente, consegui sentir todas as dores de Catarina, me sentia lutando com ela. Superação! Se ela, com todas as crises e divergências enfrentadas conseguiu dar a volta por cima, deixa claro que também conseguiremos. 




Um comentário:

  1. Oi, Anne! Obrigada por esta resenha sincera e expressiva. Amei! Fico muito feliz que "A fórmula da vida" continue emocionando as pessoas! É uma honra agora contar com esta parceria e poder dar meu olá aos leitores lindos do Intoxicados por livros... Beijinhos literários!

    ResponderExcluir